domingo, julho 11, 2010

CUIDADOS COM A PELE NA DEPILAÇÃO

Para quem faz depilação com lâmina de barbear, creme depilatório e depilador. Nem adianta eu falar de cera (quente ou fria) porque não utilizo, da primeira vez que utilizei nas pernas, eu gritava e chorava de dor (aff, visão do inferno), e olha que eu aguento até bem determinados tipos de dor (excerto dor de coluna, que me dar vontade de desmaiar). Bem, depois desse trauma com a cera fria, nunca mais nem tentei.

Lâminas de Barbear:




A depilação com lâmina é um método rápido e indolor porém, pode provocar irritações e pequenos cortes na pele, além ocorrer encravamento de pêlos, e aquele efeito lixa, que aparece quando os pêlos estão crescendo.
Segundo o site depilação cuidada, os pêlos não ficam mais grossos com a depilação usando lâmina, não passando de um mito e está cientificamente comprovado que os pêlos por serem cortados não ficam mais grosso do que nas ponta, assim depois de crescer um pouco o que vê é a parte onde cortou o pêlo que é mais grosso, e se esperar algumas semanas até o pêlo crescer ele ficaria como antes. Porém, não acreditei muito nesse papo de o pêlo fica como antes, pelo menos o meu das minhas pernas não ficaram (ps. só faço meia perna, aff, fico imaginando meus pêlos da coxa meios grossos, eu heim !)


VANTAGENS:


- rápido e econômico.
- não provoca dor

DESVANTAGENS:


- os pêlos crescem de 1 a 3 dias
- pode provocar pequenos cortes
- pode causar irritação
- ocorrência de pêlos encravados
- pode deixar as axilas escuras. Principalmente em morenas, que usam lâminas, porque peles morenas liberam melanina mais fácil, e a depilação com lâminas contribui para que haja a irritação da pele das axilas, primeiro ficará vermelho o local e depois a lesão fica mais escura (chamada hiperpigmentação pós-inflamatória). Uma receitinha para isso é o uso da pomada bepantol durante a noite, para clarear as axilas.


Pêlos Encravados:

Ocorre quando os pêlos são cortados abaixo da superfície da pele, fazendo com que os pêlos cresçam em direção aos tecidos que estão ao redor e não para a superfície da pele, o pêlo enrola-se e começa a crescer para dentro da pele, gerando uma inflamação chamada de pseudofoliculite (ai, isso doi...), a medida que os pelos vão crescendo e penetrando dentro da pele, forma-se lesões avermelhadas, inflamatórias, endurecidas e frequentemente com pus, devido à contaminação bacteriana. Alguns chegam a formar verdadeiros cistos, cujo conteúdo é o pêlo que cresce em seu interior.
O site dermatologia.net recomenda o desencravamento manual de cada pêlo com agulha esterilizada, colocando-a sob a alça formada e levantando-o. Tendo cuidado para não furar a pele com a agulha.
Em casos de inflamações o indicado é procurar um dermatologista, por causa da contaminação bacteriana.

Creme de Barbear e Gel pós-barba com chá verde e alecrim Yes.Homem:



Durante uma das reuniões sobre a demostração dos produtos, a dica que foi dada em relação ao creme de barbear e o gel pós-barba Yes.homem, foi que nós mulheres, podemos usar os dois produtos ao nosso favor.

O creme de barbear espumante com chá verde e alecrim:
Permite um barbear rente e confortável. Previne o envelhecimento, hidrata e reduz a oleosidade da pele.
Modo de usar - umedecer a pele e aplicar o produto, massageando em movimentos circulares, após o barbear, enxágue e seque, aplicando o gel pós-barba.

O gel pós-barba com chá verde e alecrim:
Aplicar o gel sobre a pele limpa e seca, massageando suavemente. A dica da Yes durante a reunião foi, colocar o gel pós-barba na geladeira, e utilizar ele gelado sobre a pele. Para evitar a irritação causada pelo uso de lâminas de barbear.


Depilador:


É um método bastante rápido, existe dois tipos, os que aparam os pêlos e os que o retiram pela raiz, puxando, tenho um desses que puxam pela raiz, pedi tanto para meus pais, e quando eu ganhei, percebir que era como um sistema de cera com bateria recarregável ou a pilhas, desde o primeiro momento que eu testei, não gostei muito, e deixei o aparelho pra lá. Ai que dor também.


Creme depilatório:


O creme depilatório é um método indolor e bastante útil porém, pode causar alergia, por isso a importância de se realizar a prova de toque.
A prova de toque é realizada espalhando uma pequena quantidade do produto na região a ser depilada, depois deixe o creme agir o tempo recomendado, 3 minutos, depois remova o produto com água morna ou fria em abundância, esperar 24 horas, se não ocorreu nenhuma reação alérgica, pode usar o produto.

No caso do creme depilatório, posso falar do Veet e do Depi roll, porque já utilizei os dois, porém, o da Depi roll funciona do mesmo jeito que o da Veet, a desvantagem do Depi roll é o odor, aff (é pum embalado, kkkk).
O creme da Veet tem em várias versões para peles delicadas, normais e secas,e com diversas fragâncias.
Utiliza-se o creme aplicando sobre a área a ser depilada, deixe o creme sobre a pele por 3 minutos sem ultrapassar os 6 minutos, após esse tempo passe uma esponja para ir removendo os pêlos, enxague com água morna ou fria em abundância utilizando um sabonete neutro.
Cuidados pós creme depilatório:
- Esperar 24 horas para utilizar produtos de base alcoólica como: desodorantes, loções adstringentes e perfumes.
- Para finalizar a depilação nunca utilize lâminas ou ceras.
- Não reaplicar o produto em um prazo inferior a 72 horas.


Referências:

http://www.depilacao-cuidada.com/tag/gilete/
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/pelo_encravado.shtml


http://revistamarieclaire.globo.com/Marieclaire/0,6993,EML1631673-1731,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário