sábado, dezembro 18, 2010

Taxa de Metabolismo Basal



Oi gente,e continuando a série sobre manutenção do peso, hoje vamos falar sobre um pouco sobre como calcular a taxa de metabolismo basal.

E o que é o que é Metabolismo Basal ????

A taxa de metabolismo basal é uma equação usada para estimar aproximadamente a necessidade de energia que o corpo precisa para manter todas as funções em harmonia.

Essa equação tem como resultado obter a quantidade de energia necessária para manter as funções vitais do nosso organismo.

Nível de Atividade Física...
Antes de começar a fazer o cálculo, é necessário saber o valor numérico do seu nível de atividade física, se é leve, moderado ou intenso.

Nível Leve - atividade física com duração de 1h, praticada de 1 a 2 vezes por semana. Então, o valor para mulheres é 1,56 e para homens é 1,55

Nível Moderado - atividade física com duração de 1 h, praticada de 3 a 4 vezes por semana. Então, o valor para mulheres é 1,64 e homens 1,78

Nível Intenso - atividade física acima de 1 h de duração e praticada 5 vezes ou mais por semana. Então, o valor para mulheres é 1,82 e homens 2,10.


E como calcular ....

sendo: P ( seu peso), A (sua altura), i (sua idade)e AF (nível de atividade física).

Para as Mulheres a fórmula é a seguinte:

655 + (9,6 x P) + (1,8 x A) - (4,7 x i) = TOTAL

Então, você vai pegar o total encontrado e multiplicar pelo valor do nível de atividade física que você pratica (leve, moderado e intenso).

TOTAL x AF = NÚMERO DE KCAL


Para os Homens a fórmula é a seguinte:


66,5 + (14 x P) + (5 x A) - (6,7 x i) = TOTAL

Então, o cálculo para saber o número total de calorias, temos:

TOTAL x AF = NÚMERO DE KCAL


E se você quiser emagrecer...



Se você quiser emagrecer, é só calcular 10% de calorias a menos das suas necessidades diárias.
Por exemplo: Uma pessoa que necessite de 2000 Kcal por dia, irá precisar de 1.800 kcal para perder peso. Ou seja, será necessário perder 200 kcal.

Obs: gente, desculpa, eu tinha publicado um post que pensava que tivesse acabado de escrever, deve ser por causa do sono que eu estava pois, já era 4:30. Quando fui olhar o blog agora, 2:10, que observei que tinha publicado algo que não terminei.

Fonte: Programa de Redução de Peso Bioslim

Nenhum comentário:

Postar um comentário