domingo, novembro 14, 2010

Maquiagem: Conservação e Data de Validade!!!



Oi gente, durante a semana que passou, o Jornal Hoje (aquele da Rede Globo que passa antes do Vídeo Show) fez uma reportagem sobre a conservação e a data de validade das maquiagens, um assunto comentado em vários blogs sobre maquiagem.

O fato é que muita gente compra maquiagem e esquece de olhar a validade dos produtos, ou a maquiagem que você adora e acha linda é que passou da validade mas, a cor é tão linda, que você continua usando, com pena de jogar fora. Pode causar sérias irritações na pele.

Usar maquiagem vencida pode causar além de alergias, irritações na pele, vermelhidão na pele, conjuntivite, inflamação dos cílios e acne. Até mesmo a maquiagem estando dentro do prazo de validade, pode trazer esse tipo de problema, pois alguns desses produtos podem carregar microorganismos nocivos.


Isso foi o que aconteceu com o meu corretivo em caneta da Eyeko, ele estava fechado, e guardado na minha caixa de maquiagem, e quando fui olhar, ele estava mofado (pense na raiva, gostava tanto desse corretivo, limpei a ponta do pincel e o mofo saiu, mas, fiquei morrendo de medo de usar e joguei fora, lógico que deu uma pena tão grande, porque demorei tanto para comprar algo da Eyeko. O Ruim desse produto é que na embalagem não tem a data de validade.

Validade de alguns produtos (independente do que está escrito na embalagem do produto):


Ao crescerem, muitas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias. Nesses casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto (mesmo que ainda esteja dentro do prazo de validade). “Nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro”, alerta Denise Steiner, dermatologista de São Paulo (SP). Por outro lado, há microorganismos que não dão nenhum sinal de sua presença. “Esses são os piores”, comenta o diretor técnico da ABC. (Esse trecho foi públicado para o IG São Paulo por Thaís Manarini no dia 06/02/10 para a matéria Maquiagem vencida é um risco para saúde).

A validade da máscara de cílios é de 3 a 6 meses, pois a escovinha do produto pode carregar microorganismos que podem provocar conjuntivite.
O lápis de olho tem validade de 6 meses a 1 ano, e se for aplicado diretamente dentro da pálpebra irá alterar o pH da lágrima e compromete sua função, que é proteger os olhos, sendo assim, as infecções surgem mais facilmente.
O gloss e o batom tem validade de 1 ano, mesmo assim é bom observar o aspecto do produto, a textura, o cheiro, a cor, se mudou alguma caracteristica.

E isso de Compartilhar a Maquiagem....

O hábito de usar a maquiagem alheia é tão terrível quanto usar a maquiagem vencida, já que isso irá facilitar o transmissão de bactérias, fungos e vírus entre as pessoas.
Tenho um exemplo disso, outro dia estava tendo um stand da avon no Shopping Recife, e tinha uma mulher lá, que chega estava animada, passando as maquiagens no rosto, e eu só observando (nem falei nada, com medo de levar um fora), a mulher passou da sombra ao batom (ou seja, passou todos os produtos de maquiagem para o rosto, olhos e a boca), aff, que nojo!!!! Imagina, quantas pessoas passaram a mesma maquiagem no Shopping lotado em um dia de domingo a noite.
O risco também de passar o batom alheio pode ser o desenvolvimento de uma Herpes Labial, por isso não é indicado usar esses batons de provador na própria boca (É você sabe se a pessoa que passou o batom antes de você tem alguma ferida na boca), por isso é bom, nunca arriscar.

Dicas de Como Conservar a Maquiagem:

1- Não devemos jogar a caixinha do produto, pois, geralmente a data de validade está impressa na caixa e não no produto.

2- Tampe bem os produtos

3- Evitar deixar os produtos em locais úmidos (por exemplo, o banheiro) ou em locais muitos quentes (por exemplo, dentro do carro).

4- Fechar muito bem a maquiagem que é levada na bolsa e sempre olhe a data de validade do produto e sua textura.

5- Nas lojas de cosméticos, nunca experimente os batons do provador! Para ter ideia da cor, aplique um pouquinho no braço, pois a pele desta área muito mais resistente.

6- Sabe a espátula que vem no creme? É para ser usada! Quando manipulamos o produto com os dedos, crescem as chances de contaminá-lo com microorganismos.

7- Evitar usar qualquer cosmético para os olhos, quando está usando lentes de contato, a maquiagem deve ser colocada antes da lente.

8- Só compre produtos de marcas confiáveis, nada de comprar produtos ching ling que são vendidos no sol no meio da rua.



Pesquisei em:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/11/produtos-com-data-de-validade-vencida-podem-causar-danos-na-pele.html

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/11/fique-atenta-ao-vencimento-das-maquiagens.html

http://perfumesecia.forums-free.com/maquiagem-onde-guardar-qual-o-prazo-de-validade-t297.html

http://saude.abril.com.br/edicoes/0289/corpo/conteudo_250527.shtml?pag=2

http://delas.ig.com.br/saudedamulher/maquiagem+vencida+e+um+risco+para+a+saude/n1237540946342.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário