domingo, outubro 03, 2010

Sabonetes Íntimos



São várias as marcas de sabonetes íntimos que surgiram desde que se começou a falar sobre um sabonete líquido específico para a região genital feminina (só na figura acima são 13). Acho que o primeiro que chamou mais atenção na mídia foi o Dermacyd Femina, onde houve uma maior procura por esse tipo de produto e, consequentemente opiniões de ginecologistas divergentes sobre seu uso ou não.

Quando não existia os sabonetes íntimos vaginais, as mulheres lavavam a região genital com sabonetes comuns (o mesmo sabonete que era usado no restante do corpo durante o banho), esses sabonetes comuns possui o pH básico, entre 9 e 10, o que pode gerar o desequilíbrio do pH vaginal e prejudicar os bacilos de Doederlein.
Os bacilos de Doederlein chamados também de lactobacilos, fazem parte da flora vaginal normal, e são responsáveis pela defesa vaginal contra os micro-organismos nocivos.
Quando o pH da vagina está básico, a flora vaginal normal fica prejudicada e a mulher fica propensa ao desenvolvimento de bactérias nocivas na região vaginal.

O que pode prejudicar a atuação do Bacilo de Doederlein???
- Mudanças produzidas pelo desequilíbrio hormonal
- Situações de estresse
- Aproximação da menopausa
- baixa resistência do organismo
- Uso de sabonetes comuns para lavagem genital

O pH vaginal da vagina é ácido, variando de 3,8 a 4,2. E os sabonetes íntimos também possuem o pH ácido.É super indicado para ser usado durante o período menstrual e após as relações sexuais. Porém o uso do sabonete íntimo em excesso pode causar a proliferação de fungos e alergias.

Conversando com minha ginecologista, ela falou que indica sim o uso desses sabonetes íntimos, porém, sem excessos, para não desequilibrar a flora vaginal ou causar alergias.

Muitas marcas possuem sabonetes íntimos, como por exemplo: Avon, DeMillus, O Boticário, Dove, Yes, Dermacyd, Lucreteen, Vagisil, Carefree, kronel, Dermogine e várias outras, e poucas ainda não possuem como por exemplo a natura.

Desses já usei Avon, Yes da linha Erva Doce e da Linha Love, Dermacyd Femina, Lucreteen, Kronel (possui extrato de aroeira) e Dermogine sensação refrescante (possui mentol) e também o Dermogine calmante. Da Yes eu recomendo o da Linha Love, não gostei muito da linha de Erva Doce.

O uso de sabonetes neutros (glicerinados ou de bebê) para a região genital também é recomendado por alguns ginecologistas.

O site de noticias do Uol mostra a divergência de opiniões médicas com relação ao uso ou não do sabonetes íntimos:
Para Carvalho, o uso de sabonetes íntimos para tratamento ou prevenção de doenças não tem respaldo científico. "Como a região genital feminina é muito mais sensível aos alérgenos, o que se pretende é que os sabonetes utilizados sejam os mais neutros possíveis. Eu receito para muitas pacientes que usem sabonetes feitos para bebê, por exemplo", comenta.
Já de acordo com Pellini, o uso de sabonetes líquidos feitos para a higiene íntima é recomendável diariamente. "Hoje sou extremamente a favor, porque uma mulher não usa sabonete intimo somente para higiene, mas também para se preparar para uma relação sexual. É algo que contribui para a auto-estima", opina.


Pesquisei em:
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1927http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2008/03/07/ult4477u375.jhtm


2 comentários:

  1. Oi Renata..

    Eu uso o da Yes da linha Love... depois que comecei usar sabonete íntimo, minhas alergias principalmente com o calor melhoraram.. minha ginecologista me falou que é bom usar.. mas ela não recomendou nenhuma marca.. disse pra eu encotrar a que me dê mais conforto (pois algumas marcas me deram uma certa ardência).. já usei Dermacyd que tb é mto bom..

    B-jinhos
    Babi Zuza
    www.babizuza.blogspot.com
    @babi_zuza

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei o post...muito interessante...eu estou usando o Eu Provoco da Jequiti...é ótimo, cheirinho de Morangos com Champagne...Bjinsss
    http://carolronchini.blogspot.com/

    ResponderExcluir